Saiba como funciona o software de controle de ponto biométrico

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Para contabilizar o horário de trabalho dos funcionários com o rigor exigido pelas leis trabalhistas, o controle de ponto biométrico é o método mais utilizado pelas empresas. Por meio da leitura da impressão digital dos funcionários, este aparelho identifica o trabalhador em um sistema e faz o registro de seu expediente.

Assim que instalado o aparelho de ponto biométrico, devem ser feitos os registros das digitais das pessoas que terão acesso a ele. Neste processo, é preciso extrair um número mínimo de minúcias – como são chamadas as características biométricas – para gerar o template biométrico, que nada mais é que um código matemático que representará aquele funcionário.

Assim, toda vez que o colaborador apresentar sua identificação pela impressão digital, seu nome será assinalado eletronicamente, registrando o “ponto” naquele dia de trabalho. Assim que registra o ponto, o funcionário recebe o seu ticket do Registro Eletrônico de Ponto (REP), que serve como comprovante.

O template biométrico que é gerado pelo registro das digitais pode ser consultado na memoria da maquina. Os registros podem ser extraídos em um arquivo de texto por meio de coleta ou impressão, através de um Pen Drive.

Esse aparelhos biométricos podem ser de fácil instalação e uso para a empresa. Tendo como pontos positivos a fácil locomoção da maquina e não necessitando de conexão a computadores.

Conheça o Ezpoint Web

- Posts Relacionados -