Saiba como funciona o software de controle de ponto biométrico

Para contabilizar o horário de trabalho dos funcionários com o rigor exigido pelas leis trabalhistas, o controle de ponto biométrico é o método mais utilizado pelas empresas. Por meio da leitura da impressão digital dos funcionários, este aparelho identifica o trabalhador em um sistema e faz o registro de seu expediente.

Assim que instalado o aparelho de ponto biométrico, devem ser feitos os registros das digitais das pessoas que terão acesso a ele. Neste processo, é preciso extrair um número mínimo de minúcias – como são chamadas as características biométricas – para gerar o template biométrico, que nada mais é que um código matemático que representará aquele funcionário.

Assim, toda vez que o colaborador apresentar sua identificação pela impressão digital, seu nome será assinalado eletronicamente, registrando o “ponto” naquele dia de trabalho. Assim que registra o ponto, o funcionário recebe o seu ticket do Registro Eletrônico de Ponto (REP), que serve como comprovante.

O template biométrico gerado pelo registro das digitais é armazenado na memória da máquina para consulta. Estes registros poderão ser extraídos em um arquivo textual por meio de impressão ou coleta, utilizando-se um Pen Drive.

Os aparelhos biométricos de ponto digital são de fácil uso e instalação. Além disso, não necessitam de conexão com computadores, podendo podem ser colocados em áreas de acesso fácil para todos os trabalhadores.

Conheça o Ezpoint Web

Tayrone Mesquita
Tayrone Mesquita
Estamos sempre desenvolvendo matérias que ajuda o publico em geral.
LOGIN
WhatsApp chat