Controle de ponto pelo App Mobile

Débora Freitas
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Muitas são as dúvidas quando se trata de controle de entrada e saída através de aplicativo mobile, visto que esse recurso está ficando cada vez mais popular devido a facilidade de gerenciamento. Neste post vamos responder algumas dúvidas sobre o aplicativo mobile. Confira!

Para que a empresa possa utilizar um sistema de apuração de ponto dentro da legislação vigente, ela possui 2 alternativas:

1. Atender a portaria 1510/09 – Portaria Nº 1.510, de 21/08/2009 – Nesse caso a empresa vai adquirir um relógio de ponto, sendo assim, controlaria a entrada e saída dos funcionários através dos pontos que cada funcionário registrar diretamente no rep.
2. Atender a portaria 373 – A empresa poderá utilizar o sistema de ponto mobile, onde os funcionários baterão o ponto através de um aplicativo ou computador. Segundo esta portaria: Art.1º “Os empregadores poderão adotar sistemas alternativos de controle da jornada de trabalho, desde que autorizados por Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.!

Por tanto faz-se necessário entrar em contato com o sindicato a fim de propor um acordo coletivo. No entanto, existe os casos onde as empresas desejam apenas controlar o ponto dos funcionários externos. Neste caso não há necessidade do acordo coletivo.

Por exemplo: Quando o funcionário estiver dentro da empresa, vai bater o ponto no relógio normalmente e quando externo, ele precisará controlar seu horário através de uma papeleta de horário. Sendo assim no final do mês o funcionário vai entregar ao RH essa papeleta e o RH terá o trabalho de inserir os pontos na mão dentro do sistema e confiar que aqueles horários são realmente fiéis. Neste caso, mesmo o funcionário registrando o ponto em uma papeleta, ele pertenceria a portaria 1510/09.
Para este caso, entra o APP Mobile, para sobretudo ajudar o RH. Ao invés do RH inserir nas mãos esses pontos, os mesmos aparecerão no sistema automaticamente a cada ponto registrado pelo funcionário em seu celular. Além disso, o aplicativo irá mostrar ao RH o relatório de Geolocalização, para conferir onde o ponto foi batido.

Lembramos que é muito importante neste caso, que o funcionário assine seu relatório de ponto no final do mês, estando ciente e aprovando os pontos que foram batidos.

Gostaria de conhecer nosso aplicativo Ezpoint Mobile? Entre em contato conosco!