Como resguardar os dados da sua empresa?

Tayrone Mesquita
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Você já parou para pensar como seriam as atividades da sua empresa sem o recurso à Internet? Ninguém nega as vantagens que a Internet proporciona em termos de ferramentas para a administração de empresas. O mundo se tornou pequeno e o alcance das marcas ficou muito maior.

Em meio a tantos benefícios, é preciso ficar atento ao quesito segurança. A Internet é um recurso como qualquer outro que possui desafios particulares. Uma boa gestão desse recurso riquíssimo vai garantir a segurança dos dados da sua empresa e possibilitar que ela alcance os melhores retornos possíveis a partir da sua presença na rede.

Para fugir dos erros mais comuns e proteger os dados da sua marca, vale a pena estar atento aos itens:

A escolha de senhas

O roubo de dados financeiros, dos cadastros de clientes ou até mesmo a invasão dos sistemas da empresa e o sequestro das contas são algumas das ameaças quando falamos de segurança de dados. Entre os fatores que podem explicar uma falha na segurança de dados estão, acredite, a escolha de uma senha fraca. Nomes próprios, de filmes ou personagens são facilmente descobertos por sistemas de quebra de senhas. Por isso, o melhor é sempre utilizar uma variação de letras em caixa alta e baixa, números e símbolos, aumentando a complexidade da sua senha. Evite usar a mesma senha em mais de um serviço: e-mail, acesso à servidores, sistema ERP – para cada serviço, utilize uma senha diferente. Para garantir um maior nível de segurança de dados, é ainda recomendável que as senhas sejam trocadas periodicamente.

Vazamentos de dados

Quando falamos em ciberataques, é normal que a empresa pense na atuação de um hacker, de um elemento que não faça parte da equipe. Infelizmente, nem sempre é esse o caso. Muitas vezes o vazamento de dados confidenciais da empresa ocorre por intermédio de funcionários insatisfeitos ou até de ex-funcionários.Para evitar a triste descoberta de que o inimigo é interno, a solução é sempre investir em prevenção. Do ponto de vista de TI, é essencial que cada funcionário tenha acesso somente às informações que são vitais para a realização das suas funções. Um vendedor de balcão, um estoquista ou até um funcionário da linha de produção não precisam ter acesso ao balanço da sua empresa, por exemplo.

Backup e Retenção de Dados

O backup diário é certamente uma das ferramentas de segurança de dados mais eficiente e mais negligenciada nas empresas. Ao fazer o backup diário, a sua empresa se prepara melhor para lidar com qualquer situação que envolva a perda de dados.

Servidores & Hospedagem

Outro erro comum entre empresas de pequeno e médio porte é a opção por um data center instalado, ao invés do recurso à Nuvem. A maior parte dos serviços de hospedagem na Nuvem oferecem ferramentas para garantir a não-interrupção do acesso mesmo durante as realizações de manutenção. E o melhor, ainda dá para economizar migrando para a Nuvem!

Ao otimizar a gestão da sua empresa com o recurso de um ERP online, armazenado na Nuvem, você garante segurança e mobilidade. Então, que tal experimentar gratuitamente nossos softwares web e descobrir como um software online pode ajudar a sua empresa?