Como funciona o relogio de ponto ?

Tayrone Mesquita
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Empresas com locais de acesso restrito, que atuam com sistemas de segurança, informações confidenciais ou produtos de alto risco podem optar por uma maneira mais segura para controlar o acesso dos empregados. Com o relógio de ponto biométrico, a tecnologia é utilizada de modo a garantir ao máximo a prevenção contra fraudes.

O relógio de ponto biométrico utiliza informações de impressão digital para controle de acesso de usuários. Por ser uma característica única de cada empregado, esse equipamento dispensa o uso de cartões e senhas e permite mobilidade do empregado para outras unidades da empresa através do envio de informações automatizadas. Utiliza um software que gerencia outras informações como feriados, férias e banco de horas. Modelos mais sofisticados possuem até instruções através de voz.

Para o caso de grandes empresas, começou ainda a ser oferecido relógios híbridos que aliam cartão de proximidade e biometria.O usuário é registrado pela empresa e e sua digital armazenada no cartão. Com este cartão e com uma chave de criptografia única, o funcionário pode marcar seu ponto em qualquer relógio de ponto, mesmo não tendo sido registrado nele, útil em casos de grande migração de usuários entre filiais, funcionários de bancos, etc. O que é feito se resume em comparar a digital que está armazenada no cartão com a digital apresentada pelo usuário.

Antes de implantar um sistema de ponto por relógio de controle biométrico é importante verificar quais fabricantes oferecem modelos homologados pelo Ministério do Trabalho e ficar atento às exigências legais e de fiscalização trabalhista.