Vantagens de fazer o registro de ponto dos funcionários

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Ter o controle do ponto de seus colaboradores é de suma importância para evitar duvidas e discussões sobre o banco de horas, horas extras, faltas entre outros problemas trabalhistas.

Adquirir um relógio de ponto irá trazer mais informações, assim podendo acompanhar a jornada de trabalho de seus funcionários mais detalhadamente. É um ponto positivo também para o trabalhador, pois também irá garantir poder conferir se o seu salário bate com as horas trabalhadas.

Existem muitas outras vantagens de se adquirir o controle de ponto. Por isso separamos algumas vantagens nesse post! Veja algumas:

Evitar problemas judiciais trabalhistas

Possuir um controle de ponto irá mostrar detalhadamente a entrada e saída do seu funcionário no local de trabalho. Empregadores que não possuem o controle de ponto dos seus colaboradores poderão acarretar reclamações trabalhistas em relação as horas extras. Além disso caso ocorra um processo por pagamentos não realizados ou improcedência, o empregador não terá como provar as horas reclamadas.

Pagamento correto de horas extras

Não cometar o erro de utilizar a ‘’anotação na caderneta’’ em relação as horas trabalhadas de seus colaborados, pelo fato de ter um menor custo. Mas, analise antes se os custos serão benéficos para tal pratica. Ter um registro de ponto será mais eficaz para saber as horas exatas trabalhadas de cada funcionário, além de quais são horas extras ou banco de horas. É necessário estar atento para possíveis erros ou cálculos errados. Caso o funcionário se sinta prejudicado, por exemplo, em relação ao pagamento das horas extras, ele poderá recorrer a processos trabalhistas.

Maior transparência

Adotar o registro de ponto é uma ótima maneira de ter uma relação transparente entre o empregador e os funcionários. Todo o processo é facilitado ao adquirir esse sistema, pois o controle de ponto eletrônico faz a contagem de horas automaticamente, além de emitir um comprovante para o funcionário que mostra a entrada e saída, horário de almoço.

Maior segurança

Ter um registro de ponto eletrônico possibilitará controlar a jornada de trabalho do colaborador e tornará mais fácil calcular as férias, intervalos para o almoço e horários de repouso, assim possibilitando garantir uma melhor qualidade de vida ao trabalhador dentro do ambiente de trabalho. É comum ver acidentes de trabalho ocorridos por fadiga, estresse, cansaço ou o excesso de horas trabalhadas. Assim, na ausência do ponto eletrônico, fica mais fácil ocorrer fraudes em casos de acidentes. Assim ficando mais difícil comprovar que as horas trabalhadas a mais causam situações de risco para os colaboradores ou levam a acidentes sérios no trabalho.

Sobrou alguma dúvida? Entre em contato com o nosso suporte! Estaremos dispostos a responder a todas as suas dúvidas.

- Posts Relacionados -