Quais são as formas de registrar o ponto?

Ponto eletrônico

O ponto eletrônico é uma ótima alternativa, pois assegura a veracidade das informações. Nele o relógio eletrônico é quem marca a hora e o colaborador apenas registra suas entradas e saídas, não podendo alterar o horário em benefício próprio. Vale lembrar que, mesmo nesse tipo de registro, o funcionário deve assinar periodicamente os relatórios gerados para que eles tenham valor legal.

Ponto mecânico

Já o ponto mecânico é aquele registrado por um cartão que é inserido no relógio de ponto. É nesse cartão que ficam armazenadas todas as informações — no entanto, essa é uma opção que requer um cálculo manual para que seja efetuado o fechamento da folha.

Ponto Web

O Ponto web é a marcação de ponto atravês de um dispositivo eletrônico (Computador, smartphone ou tablet), com o recurso de geolocalização que mostra data, hora e local que foi batido o ponto, atravês do software de gerenciamento.

Ponto manual

O ponto manual, por sua vez, é feito por meio de livros de registro. Nessa opção, o empregado anota manualmente seus horários de entrada e de saída. Junto às anotações, deve vir a sua assinatura para comprovar a veracidade. Essa forma de marcação também requer cálculo e fechamento manual. Além disso, é válido ressaltar que um dos principais problemas desse tipo de ponto é que ele pode ser adulterado por funcionários de má-fé. Para que isso não ocorra, ele deve ser acompanhado e conferido de perto.

E aí? As dicas clarearam esse assunto para você? Para ficar por dentro de informações tão relevantes quanto essas, assine agora mesmo a nossa newsletter!

Tayrone Mesquita
Tayrone Mesquita
Estamos sempre desenvolvendo matérias que ajuda o publico em geral.
Login
WhatsApp chat