Problemas comuns do relógio de ponto eletrônico

O relógio de ponto eletrônico (REP) é sem dúvida uma excelente maneira de administrar o dia a dia de trabalho dos colaboradores de uma empresa, e devido a marcação ocorrer através da biometria do funcionário, tanto empregado como empregadores se sentem mais seguros, fornecendo maior transparência entre ambos os lados. Porem, como qualquer equipamento controlado por mãos humanas, o mesmo está suscetivo de imprevistos que podem atrapalhar o registro diário dos colaboradores.

Quando ocorre esse tipo de imprevisto, é preciso saber como agir. E isso é que veremos nesse post.

Falta de energia

Um problema bem comum que pode ocorrer por conta de uma tempestade, raios ou mesmo uma fala na rede elétrica. Tendo em mente que o equipamento depende da energia para funcionar, recomendamos o uso de no-breaks para evitar que os funcionários deixem de marcar o ponto. Caso a empresa não queria usar no-breaks, a mesma pode registrar manualmente os horários e mais tarde, repassa-lo para o software de gerenciamento e controle de ponto.

Falta de papel

Os relógios de ponto homologados pelo ministério do trabalho e emprego, não permitem o funcionamento do relógio sem a emissão do comprovante de registro de marcação. Isso ocorre porque é através desse papel que o funcionário recebe a garantia das horas trabalhadas. Caso o papel acabe, a pessoa que faz a gestão do equipamento deve ser avisado imediatamente para que ocorra a reposição.

Atenção: Existe um papel especifico que deve ser usado no relógio de ponto. De acordo com a legislação trabalhista, o empregado tem até 5 anos para recorrer sobre qualquer problema trabalhista. Portanto, esse papel e suas informações devem durar por pelo menos 5 anos.

Ajuste de horários

O horário correto do relógio de ponto é outro ponto que deve ser dada atenção. Pois, caso não conste o horário correto, poderá ocorrer muitos problemas relacionado ao calculo final das horas.

Leitor biométrico

Caso não seja dada a devida manutenção preventiva, os equipamentos que usam a marcação por biometria podem estar sujeitos a problemas no leitor biométrico. Caso isso ocorra, podera atrasar a entrada e saída dos seus colaboradores. Para que isso não ocorra, é necessário a atualização do software e manutenção do equipamento nas datas corretas.

Seu relógio está apresentando algum problema? Entre em contato conosco ou deixe sua dúvida em nossos comentários!

Tayrone Mesquita
Tayrone Mesquita
Estamos sempre desenvolvendo matérias que ajuda o publico em geral.

Os comentários estão encerrados.

Login
WhatsApp chat