Por que guardar o comprovante de registro de ponto?

O comprovante de marcação de ponto de um funcionário, é de extrema importância para que tanto o colaborador como a empresa fiquem resguardada e assim possa garantir um trabalho com segurança e honestidade, conforme a lei. Em vista disso, o relógio de ponto tornou-se uma obrigação nas empresas e guardar o comprovante de registro de ponto passou ser obrigação dos colaboradores.

Para que possamos entender melhor esse assunto, vamos explicar como que a relação funcionário-empresa pode ser fortalecer com o uso de um equipamento de ponto eletrônico e porque guardar o comprovante desse registro é importante.

Comprovante de registro de ponto: Por que guarda-lo?

Assim como manter o registro de ponto é obrigação da empresa, guardar o comprovante desse registro é obrigação do funcionário, conforme previsto na Portaria 1510/2009.De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, está é uma medida que deve ser cumprida para que não haja irregularidades trabalhistas.

O comprovante das marcações que o funcionário registra deve ser guardado por aproximadamente 5 anos. Estes comprovantes serão a sua única prova de que a sua jornada de trabalho foi cumprida. Dessa forma, evita-se fraudes por parte da empresa e o cumprimento de horas de trabalho indevidas e sem a remuneração adequada.

Vantagens para o empregador e empregado

Ainda existem empresas que optaram por não adotar o uso do sistema de ponto para o controle de jornada de seus funcionários. Mas a grande maioria que optaram por adotar o uso do relógio de ponto nas empresas, se beneficiaram da facilidade proporcionada pelo equipamento e software de gerenciamento de ponto, visto que esse controle ocorre de maneira automática, evitando ocorrência de fraudes, conforme citamos acima.

Já para o funcionário, tem como benefício a garantia das suas horas trabalhadas ter a remuneração adequada, impedindo as empresas de exigir de seus empregados o cumprimento de horas sem a devida remuneração.

Cuidados com o registro de ponto eletrônico

É necessário guardar o comprovante emitido pelo ponto eletrônico caso haja esclarecimentos futuros, tornando assim, uma garantia de sua jornada de trabalho válida.

Apenas o colaborador tem o acesso ao comprovante de sua entrada e saída, por isso é muito importante guardar com cuidado. Ter essas vias em mãos é a única prova de comprovar os horários trabalhados.

É importante seguir alguns cuidados para guardar esses registros:

Evitar ter o contato com a água;

Não deixar em qualquer lugar;

Evitar o contato com produtos químicos;

Evitar o contato com a luz solar;

De acordo com a legislação é aconselhável que o funcionário tenha guardado esses comprovantes por um período de cinco anos ou o tempo que ele ficar registrado na empresa. Porque é dentro desse prazo que pode ser reivindicado provas ou ações trabalhistas, por demais motivos.

Restou alguma dúvida? Entre em contato com o nosso suporte. Estaremos dispostos a resolver todas as suas dúvidas!

Portaria 671: O que você precisa saber sobre essa nova portaria?

Portaria 671: O que você precisa saber sobre essa nova portaria?

Portaria 671: O que você precisa saber sobre essa nova portaria? Com certeza mudanças na lei referentes ao

Consolidação das Leis Trabalhistas

Consolidação das Leis Trabalhistas

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Mas o que muitos

Aviso prévio no home office: saiba como fazer o controle

Aviso prévio no home office: saiba como fazer o controle

Como o nome já diz, o aviso prévio significa que o colaborador foi avisado que será desligado da

Todos os direitos reservados – CNPJ 33.375.886/0001-07

Copyright © 2021 Ponto Online Tecnologia

Orçamento