Por que guardar o comprovante de registro de ponto?

O comprovante de registro de ponto de um funcionário, é muito importante para garantir a ele e à empresa, a segurança de um trabalho honesto, como manda a lei. Por isso, o uso desses eletrônicos tornou-se uma obrigação nas empresas. Além disso, guardar o comprovante de registro de ponto também se tornou uma obrigatoriedade.

Para você entender melhor sobre isso, vamos explicar nesse post como a relação funcionário-empresa pode se fortalecer ao contar com um relógio de registro de ponto e porque é importante para o funcionário guardar o comprovante desse registro.

Confira!

Comprovante de registro de ponto: Por que guardá-lo?

Muitos trabalhadores não sabem, mas guardar o comprovante de registro de ponto agora é uma obrigação que deve ser cumprida, conforme previsto na Portaria 1510/2009. De acordo com o Ministério Público do Trabalho, esta é uma medida importante e que deve ser cumprida, até mesmo para garantir a inexistência de irregularidades trabalhistas.

O comprovante de registro de ponto é parecido com uma via emitida na compra com cartão de crédito. E cada vez que um funcionário registrar o seu ponto, na entrada ou saída do serviço, terá que guardar os seus comprovantes por, pelo menos, 5 anos.

Estes comprovantes serão a única prova de que o funcionário está cumprindo com o seu horário de trabalho. Dessa forma, elimina-se as hipóteses de fraudes no que se refere ao registro de horas de trabalho nas empresas, bem como evita que o empregador exija dos seus funcionários o cumprimento de horas de trabalho indevidas e sem a remuneração adequada.

Vantagens para o empregador e empregado

Atualmente, ainda existem empresas que não adotam o sistema de ponto para controle de acesso dos funcionários, mas estas são exceções à regra, visto que quando uma empresa adota o sistema eletrônico de registro de ponto, tanto ela, quanto o funcionário saem beneficiados. Isso porque, para a empresa, o controle sobre as horas trabalhadas por cada funcionário ocorre de maneira automática e eficiente, impedindo a ocorrência de fraudes, conforme citamos acima.

Já para o trabalhador, a garantia de ter suas horas de trabalho remuneradas adequadamente, é um benefício de extremo valor, uma vez que as empresas não poderão contar com horas a mais de trabalho por sua equipe sem a devida remuneração.

Cuidados com o registro de ponto eletrônico

No entanto, para que essa garantia seja válida, o comprovante que sai do registro eletrônico de ponto, deve ser muito bem guardado para possíveis esclarecimentos futuros.

O funcionário é o único que recebe as vias de entradas e saídas do seu serviço, por isso, é muito importante guardá-las muito bem. Essas vias são a sua única garantia para comprovar os horários trabalhados.

Alguns cuidados com esses comprovantes devem ser tomados, como:

– Evitar o contato desses comprovantes com produtos químicos;

– Evitar o contato com a água;

– Não deixar o comprovante exposto em qualquer lugar;

– Evitar a exposição desses comprovantes com a luz solar.

A lei exige que o funcionário guarde esses comprovantes por cinco anos ou por todo o tempo em que permanecerem registrados na empresa. Pois, esse é o prazo para que seja reivindicado alguma prova ou ação trabalhista, por qualquer motivo.

Gostou do artigo? Agora já sabe o porquê é importante guardar o comprovante de registro de ponto. Deixe o seu comentário e compartilhe conosco as suas dúvidas sobre o assunto!

Tayrone Mesquita
Tayrone Mesquita
Estamos sempre desenvolvendo matérias que ajuda o publico em geral.
Login
WhatsApp chat