Ponto Online

Conheça os 5 tipos de Controle de Acesso para sua empresa!

Controle de Acesso

Sobre o Controle de Acesso

As soluções de controle de acesso são responsáveis ​​por identificar os colaboradores e gerenciar quem tem acesso a quais áreas, por meio de senhas, chaves de proximidade, crachás de chip, impressões digitais e até reconhecimento facial.

Na verdade, a biometria ou reconhecimento facial é uma tecnologia que vem se destacando no mercado, sendo uma funcionalidade em controladores de acesso com preços cada vez mais acessíveis. Este tipo de acesso não requer contato com superfícies, reforçando os cuidados recomendados durante a pandemia de Covid-19.

Como funciona e por que é importante

Pensando em cenários de aplicação, as empresas de médio porte podem instalar controladores de acesso na entrada principal, gerenciando o fluxo de pessoas e registrando automaticamente os tempos de entrada e saída. Por outro lado, organizações maiores, que possuem mais departamentos e precisam controlar diferentes acessos, também podem instalar equipamentos em ambientes fechados, permitindo a entrada apenas de funcionários específicos. É uma forma de proteger sistemas, arquivos e outros tipos de dados estratégicos.

Além de colocar em risco os funcionários, as empresas que negligenciam esse tipo de atendimento têm maior probabilidade de sofrer roubos e perda de bens. Resumindo, saber quem e o que sai e entra em sua organização é fundamental para manter a segurança dos funcionários e ativos, sejam materiais ou intangíveis, como informações confidenciais.

Qual a melhor opção para sua empresa?

Pelos motivos citados anteriormente, as empresas contam com a eficácia e a grande relação custo-benefício da tecnologia de controle de acesso. Portanto, de acordo com o porte do empreendimento e os objetivos do proprietário, o melhor sistema de controle de acesso será sempre aquele que melhor se adapte às suas necessidades sem perder qualidade.

Por isso separamos nesse artigo alguns tipos de controles de acesso, analise cuidadosamente qual melhor se encaixa em sua empresa.

  1. Cartão de acesso

O cartão de acesso é uma das soluções de controle de acesso mais tradicionais. Normalmente na forma de um cartão de identificação, o objeto permite ao seu titular entrar por uma porta giratória.

Apesar de ser utilizada há muito tempo, esta solução está sendo abandonada porque seu uso causará problemas como perda e desalinhamento, reduzindo a velocidade de acesso e aumentando o risco de falha no processo de segurança.

  1. Acesso biométrico

Para garantir a identificação rápida e precisa de funcionários e visitantes, o acesso biométrico pode reduzir o risco de fraude em até 99%. Um dos métodos mais comuns é o reconhecimento de impressão digital. No entanto, esse processo também pode ser realizado por meio da leitura da íris ou da análise da fala e do texto.

Quanto à sua aplicabilidade, esse método é muito interessante para faculdades, faculdades e empresas. Com ele, além de proporcionar maior agilidade no acesso, também é possível reduzir imprevistos, como esquecimento e perda de senhas e cartões.

  1. Reconhecimento facial

O reconhecimento facial é classificado como um tipo de acesso biométrico, que permite a identificação de indivíduos ágeis com diferentes distâncias. Suas operações incluem o uso de câmeras de vigilância para reconhecer características faciais por meio de algoritmos específicos e compará-los com diferentes dados.

  1. Catracas

Se os três primeiros itens envolvem soluções de identificação de funcionários e visitantes, a porta giratória tem a função de restringir o acesso a determinado espaço físico.

Através de diferentes tipos e designs, a porta giratória pode se adaptar a uma grande quantidade de espaço. Quanto ao acesso, possuem cartões ou leitores biométricos que são utilizados em combinação com várias soluções de identificação de pessoas.

  1. Detector de metais

No grupo de soluções de controle de acesso no modo físico, os detectores de metal também são úteis em situações em que um nível mais alto de controle de segurança é necessário.

Com a vantagem de permitir que as pessoas se movimentem livremente, essa tecnologia pode ser combinada com outras soluções de identificação de indivíduos, como biometria e reconhecimento facial.

  1. Raio X

Como os detectores de metal, o equipamento de raio-X também permite um nível mais alto de controle sobre os itens que entram em um determinado local. A solução pode identificar objetos perigosos e substâncias ilegais e pode ser usada com outras tecnologias para identificar pessoas.

Existem muitas opções para controlar o acesso em uma empresa. Para tomar a melhor decisão, é importante entender a tecnologia disponível e analisar se sua função responde de forma adequada ao plano de segurança da organização. Portanto, a integridade dos ativos, funcionários e visitantes pode ser garantida.

Restou alguma dúvida? Entre em contato com o nosso suporte, ou deixando a sua dúvida nos comentários. Um especialista capacitado irá te responder o mais breve possível!

 

Conheça mais:

Categorias

    Otimize o RH com o melhor Sistema de Ponto

    • Economize tempo com nossa solução completa
    • Conformidade com a Portaria 671
    • Proteção de dados em conformidade com a LGPD

    Artigos Relacionados

    Experimente a plataforma da Ponto Online grátis por 15 dias!