Home Office: quais setores adotaram essa prática?

Home Office: Os tempos de crise nos forçam a tomar atitudes paliativas e corretivas, para que possamos conseguir enfrentar a situação da melhor forma. E com a pandemia restringindo a circulação das pessoas, muitos setores resolveram adotar o trabalho remoto como forma de continuar produzindo seus serviços, inicialmente como método alternativo ou paliativo que mais tarde viria a se tornar uma das modalidades principais das empresas.

Trabalhar em casa foi a estratégia adotada por 46% das empresas durante a pandemia, segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise covid-19. Um estudo da Fundação Instituto de Administração (FIA) em abril coletou dados de 139 pequenas, médias e grandes empresas que atuam em todo o Brasil.

O aumento do Home Office e os setores influenciados

 

Segundo o IBGE, somente em 2020, o Home Office atingiu 11% dos trabalhadores no Brasil. Isto é, de 74 milhões dos brasileiros que estavam trabalhando na época da pesquisa feita entre Maio e Novembro de 2020, 8,2 milhões estavam trabalhando em suas casas.

Um estudo do IPEA revelou que dos setores privados, o de educação privada provavelmente foi o mais aderente à modalidade, chegando a 51% das pessoas. O setor financeiro privado chegou à 38,8% e o de comunicação Privada em 34,7%. Na administração pública, quem teve primeiro lugar em maior número de trabalhadores Home Office foram os órgãos federais com 40,7%. Já nos órgãos estaduais a proporção foi de 37,1%, e municipais com 21,9%.

No início do período de Pandemia, o estudo feito pela Fundação Instituto de Administração (FIA) revelou que quase metade das empresas aderiram ao trabalho remoto, com 41%, chegando a ser um número maior no ramo de serviços hospitalares com 53% e na indústria com 47%.As empresas também adotaram algumas estratégias como o trabalho home office parcial, em que os colaboradores trabalharam presencialmente em apenas alguns dias da semana, o trabalho em carga horária reduzida, a antecipação das férias e, infelizmente, a redução do quadro de funcionários.

Custo extra

Com o alto reconhecimento das matrizes, diversas empresas deixaram claro que o modelo continuará forte mesmo no período pós-pandemia. Alguns até vivem para isso. A startup de tecnologia Labsit foi fundada em 2018 com a ideia de que os funcionários estão sempre trabalhando em casa. A empresa também colocou as mãos nos bolsos para envolver e apoiar os funcionários, graças à opção por um modelo remoto desde o início.

Pode parecer óbvio que as empresas devem ajudar os funcionários a lidar com os custos adicionais de trabalhar em casa, mas está longe da maioria dos funcionários. De acordo com a pesquisa da FEA e FIA, apenas 29% das empresas fornecem subsídios à internet e 13% fornecem contas de energia. Os números, embora baixos, melhoraram: apenas 7% e 3%, respectivamente, anteriormente ajudavam a pagar as contas de internet e luz.

“As contas ainda não estão equilibradas e esse tipo de custo pesa muito sobre as pessoas, principalmente as de menor renda”, disse André Fischer, da FEA.

Resultados

Como todo trabalho, houveram seus prós e contras, e dificuldades como planejamento e disposição de materiais de trabalho, exigência de confiança por parte do empregador e alterações nos contratos precisaram ser aderidos, porém um estudo da FIA (Fundação Instituto da Administração) nos mostra que muitos dos setores pesquisados pretendem continuar com a modalidade, chegando a 70%. Também revelou que talvez só não haja mais decisões de permanecer na modalidade devido à falta de formalidade jurídica.

Algumas empresas, sendo 1/3 delas, também optaram por continuar com a modalidade do trabalho para pelo menos parte dos empregados, e algumas até mesmo para metade dos colaboradores da empresa, mostrando que o período pós pandemia poderá ser bem diferente de antes, podendo mudar os resultados das empresas, gerar um novo cenário e exigir de todos um melhor estudo de como se adaptar às mudanças de forma definitiva.

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