O que precisa saber antes de comprar um relógio biométrico

Desde que o MTE, Ministério do Trabalho e Emprego, criou a Portaria 1.510/09, que regulamenta e estabelece os padrões para Relógios de Ponto Eletrônico, muitas dúvidas surgiram quanto ao aparelho certo para cada tipo de empresa.

Basicamente, um relógio ponto tem um objetivo claro: registrar a jornada de trabalho de colaboradores. Assim, o horário de toda entrada e saída é registrada pelo equipamento. Mas, com a Portaria 1.510/09 MTE o registro eletrônico de ponto passou a ter que apresentar as seguintes funcionalidades:

• Memória permanente e inviolável.

• Não permitir bloqueios ao registro de ponto do colaborador.

• Emissão de ticket comprovante a cada marcação de ponto.

• Não apresentar outras funções além de registrar a jornada de trabalho.

• Saída USB chamada de Porta Fiscal, permitindo que o acesso da fiscalização aos registros.

Existem diversos modelos no mercado que atendem às exigências do MTE. Dessa forma, para saber exatamente qual aparelho adquirir, deve-se primeiramente definir as necessidades do ambiente de trabalho, visto que existem modelos ideais para residências, pequenas, médias e grandes empresas.

No caso de residências, que até há pouco tempo os registros eram feitos de forma manual, não existe a necessidade de biometria. Basta que se adquira um relógio de ponto residencial, que funciona realizando a leitura do crachá do funcionário.

Já pequenas, médias e grandes empresas se beneficiam, e muito, do relógio de ponto biométrico. Afinal, eles atendem às exigências

Na hora de adquirir o aparelho, deve-se estar atento ao número de funcionários que o relógio de ponto biométrico terá que atender. O porte da empresa define o modelo. Mas o ideal é que, seja qual for o tamanho da empresa, o aparelho apresente um bom custo-benefício e que a empresa ofereça assistência técnica para qualquer eventualidade.da MTE, apresentam design moderno, prático, além de se integrarem à qualquer tipo de ambiente.

Tayrone Mesquita
Tayrone Mesquita
Estamos sempre desenvolvendo matérias que ajuda o publico em geral.
Login
WhatsApp chat