Colaborador esqueceu de bater o ponto? Saibe o que fazer

Colaborador esqueceu de bater o ponto

Chegar na empresa e registrar o ponto, faz parte da rotina de muitos funcionários. No entanto, essa tarefa simples, costuma a gerar dúvidas tanto para empregados, quanto para os colaboradores.

Marcações irregulares ou mesmo a falta delas podem gerar questionamentos ou até mesmo eventuais problemas na Justiça. Para evitar problemas decorrentes do esquecimento na hora de bater o ponto, as empresas podem tomar algumas medidas. Neste post iremos conferir algumas delas.

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Marcação Manual

Quando o funcionário deixa se marca o seu ponto em um REP, é necessário que o empregador faça essa marcação de forma manual no software. O ministério do trabalho e emprego (MTE) orienta como deve ser feita essa marcação não apenas em caso de esquecimento, mas também em situações em que é necessário desconsiderar a marcação.
Outra medida que é importante as empresas tomarem é a formalização por meio de documento de ocorrência interno, onde o colaborador comunica o esquecimento da batida de ponto, a fim de justificar ou não o desconto do dia. Esse documento, além de formalizar o ocorrido, deve contar com a assinatura do funcionário para evitar qualquer questionamento em relação à veracidade.

Advertências

Embora a portaria não mencione o sobre o tema das advertências caso haja o descumprimento das obrigações previstas no contrato de trabalho, entre elas a marcação do ponto, o próprio empregador pode elaborar um contrato de trabalho e estabelecer regras para o descumprimento das obrigações, inclusive para deixar claros os critérios que levam à demissão por justa causa.

Já conhecia essas regras sobre a marcação de ponto? Quer saber mais sobre estas e outras questões que impactam diretamente sua empresa? Então, curta nossa Fan Page!

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