Já registou o seu ponto no Ministério do trabalho e emprego?

Todas as empresas que adquiriram o Relógio Eletrônico de Ponto (REP), necessitam realizar sua regularização juntamente ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), regularização essa feita através do Carep (Cadastro de Sistema Eletrônico de Ponto), no próprio site do Ministério do Trabalho.
Essa regularização é importante porque há risco de fiscalização do MTE, e, caso o REP
não esteja cadastrado corretamente no Carep, a empresa pode ser autuada.

Vale lembrar que o cadastramento no Carep não é necessário nos seguintes casos:

Para empresas que optaram por registro de ponto manual;
Para empresas que optaram por registro de ponto mecânico;
Para empresas que tem menos de 10 empregados e, nesse caso, estão desobrigadas.
Como é feito o cadastramento no Carep?

O processo de cadastramento do Relógio Eletrônico de Ponto é feito em duas etapas:

a) Primeiro é realizado o cadastramento do usuário responsável pela empresa,
contemplando sua qualificação, identificação pelo CPF e escolha de senha para
acesso ao sistema.
Já o empregador será identificado diretamente pelo CEI (Cadastro Específico do INSS) ou
pelo CNPJ.

b) Depois é realizado o cadastramento dos REPs em uso e dos programa de tratamento,
aonde devem ser informados tanto os respectivos números de série dos REPs
instalados em cada local de trabalho, bem como o programa de tratamento de ponto
utilizado pela empresa.

Vale ressaltar que a matriz da empresa será a unidade responsável pelo cadastro,
podendo essa contemplar um ou mais usuários no Carep para realizar tanto o
cadastramento de todos os REPs bem como de todos os programas de tratamento da
empresa, inclusive de suas filiais.

Para maiores informações sobre o Cadastro de Sistema Eletrônico de Ponto (Carep),
acesse o Manual do Carep disponível no portal do MTE em:

Tayrone Mesquita
Tayrone Mesquita
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