Qual o mais vantajoso? Hora extra ou banco de horas?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Pode ocorrer de algumas vezes as demandas da empresa requirir que os funcionários trabalhem algumas horas amais do que de costume. Para isso a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho permitiu em algumas exceções, a jornada de trabalho ultrapasse duas horas diárias.

Para que isso ocorra, existe duas formas para remunerar essas horas a mais: Banco de horas ou horas extras. Para que você entenda ambos os sistemas separamos nesse artigo algumas informações, para que você saiba qual procedimento compensa mais.

Hora Extra

Só é considerado hora extra quando a jornada de trabalho ultrapassa as horas determinadas para aquele funcionário. Isso pode acontecer quando o colaborador trabalha algumas horas antes, durante seu intervalo ou no término da sua jornada.

O artigo 7, inciso XVI, da constituição, determina que as horas extras devem ser remuneradas com um certo acréscimo de 50% quando é realizado de segunda a sábado. Já nos domingos e feriados sobe para 100% no valor da hora normal.

As horas extras depende de um acordo prévio entre colaborador e empregador.

Banco de Horas

Já quando falamos de Banco de Horas temos como noção que o sistema de compensação em que as horas excedentes trabalhadas não são pagas ao colaborador, mas compensadas por meio de diminuição da jornada de trabalho ou folgas.

Para que a empresa adote esse sistema é necessário um acordo coletivo ou autorização por convenção entre a empresa e o sindicato.

Sistema mais vantajoso entre hora extra ou banco de horas

Desde o ano que foi autorizado (1988), uma grande parte das empresas adotaram o Banco de Horas, mas com o decorrer do tempo várias organizações ficaram com um pé atras.

Compensar com o Banco de Horas é vantajosa pois permite uma mais mão de obra sem custos. Mas quando ocorre uma má gestão, o banco de horas pode levar processos trabalhistas.

Analise como é o funcionamento da empresa e qual sistema se adequa mais a sua realidade.

O papel do controle de ponto

Para que ocorra uma boa gestão das horas é de suma importância contar com um Software que traga com precisão os horários de entrada e saída. O controle de ponto garantirá que a empresa paga as horas trabalhadas corretamente, tanto por pagamento de horas extras ou compensação no banco de horas.

Restou alguma dúvida? Entre em contato com o nosso suporte! Estaremos dispostos a resolver todas as suas dúvidas.

- Posts Relacionados -