O holerite, também conhecido como contracheque, é o documento entregue mensalmente para o funcionário que comprova o pagamento pelos serviços prestados. Esse documento é um dos mais importante em contratações, tanto para a empresa quanto para o colaborador.É no holerite que estará descrito quais foram os descontos na folha de pagamento, as porcentagens, deduções, entre outros. Além disso, o holerite é uma excelente forma de comprovar renda. Em diversas situações o trabalhador pode precisar disso e o contracheque vai comprovar que ele está cumprindo com o que está dentro do contrato. No caso da empresa, ela terá a comprovação de que está cumprindo com todas as obrigações como contratante, além de fazer um controle do que está sendo pago para cada colaborador.

Como fazer o holerite?

Nesse documento deve constar as informações da empresa e do colaborador. No caso de colaborador deve constar:

• Nome;
• Endereço;
• Número e série da carteira de trabalho;
• Natureza da função;
• Cargo.

Além dessas informações, no holerite devem estar presentes demais informações como desconto do imposto de renda, a contribuição sindical, o valor pago ao INSS , a porcentagem oferecida para o vale-alimentação e também do vale-transporte, o convênio médico, entre outras.

Depois de incluir todos os dados, o holerite será gerado e impresso em duas vias. A entrega ao funcionário pode ser feita pessoalmente ou por sistema online. O uso do holerite online é uma opção recomendada para empresas com um grande número de colaboradores.

Gostou do post? Deixe seu comentário!

Tayrone Mesquita
Tayrone Mesquita
Estamos sempre desenvolvendo matérias que ajuda o publico em geral.
LOGIN
WhatsApp chat