Gestão do Trabalho Híbrido: saiba os desafios!

Como funciona?

Afinal, o que é o trabalho híbrido?  Ele acontece quando o funcionário trabalha alguns dias no escritório e outros em casa, sendo uma rotina flexibilizada. Essa modalidade de trabalho se mostrou muito estimada pelas empresas, talvez sendo a mais visada nos tempos atuais, visto que muitas já foram forçadas a aderir ao Home Office como alternativa para enfrentar a pandemia e continuar com o trabalho, deixando o ambiente preparado para tal método de trabalho.

E essa não é uma modalidade estimada apenas pelas empresas, já que uma artigo feito pela Microsoft, com vários profissionais, relataram que 70% deles preferiram o trabalho remoto.

Outra forma de trabalho híbrido seria composta por um grupo de funcionários em trabalho presencial e o restante em trabalho remoto, visto que certas funções necessitam do comparecimento do colaborador na empresa ou órgão.

Os desafios e como enfrenta-los

Como qualquer outra situação, o trabalho híbrido tem seus prós e contras. No início de sua implantação, os desafios aparecem e podem ajudar a demonstrar onde a rotina da empresa pode ser melhor adaptada.

Desafio – A principal característica do trabalho híbrido é a flexibilidade, afinal são dois ambientes diferentes resultando em nova rotina de trabalho, o que pode afetar os profissionais de maneiras diferentes, seja positiva ou negativamente. Isso se torna um grande desafio para os gerentes, devido à falta de padrão do trabalho presencial, mas não impossível de se lidar!

  • Solução – Até acontecer uma adaptação da parte dos colabores, o mais interessante seria manter um nível de monitoramento e comunicação maior das equipes, aderindo à formas de controle de jornada e produtividade por meios remotos, como indicadores de desempenho, com o intuito de conhecer e buscar soluções para melhorar a adaptação.

 

 Desafio – O trabalho remoto pode diminuir gastos com manutenção e outros na própria empresa, porém talvez seja necessário colaborar com a implantação de novos dispositivos e auxilio ao funcionário, para que tenha condições necessárias para realizar as tarefas remotamente.

  • Solução – analisar cuidadosamente os gastos que a empresa terá a curto e longo prazo é essencial, visando as ferramentas necessárias para realizar o trabalho, e se os funcionários já possuem tais ferramentas dispostas à serem utilizadas à trabalho mediante acordo, e com base nisso decidir o número de trabalhadores que usaram o trabalho hibrido.

 

Desafio – Com o trabalho à distância, a queda da falta de comunicação pode surpreender os gestores e principalmente os colaboradores, pois realizar as tarefas delegadas e ao mesmo tempo lembrar manter os outros informados pode ser sutilmente desafiador, mas fazendo bastante diferença, já que o gestor não tem a capacidade de ver se o funcionário está ocioso ou realizando mais serviço do que o necessário.

  • Solução – Estabelecer a livre comunicação entre a equipe, dividindo entre reuniões durante o período presencial e atualizações em grupos de trabalho ou redes sociais sem fácil distração, como a ferramenta gratuita mais utilizada para isso, o Whatsapp, por exemplo.

 

Desafio – Podem haver um número considerável de colaboradores que precisariam adquirir novas habilidades para que consigam trabalhar remotamente, incluindo conhecimentos computacionais que antes não precisariam tanto ou que poderiam receber fácil ajuda pessoalmente, e que podem até mesmo ameaçar a segurança das informações.

  • Solução – Realizar um treinamento com a área técnica em informática da empresa pode ser de grande ajuda, pois poderiam capacitar os colaboradores à trabalharem de forma à evitar riscos à segurança durante a navegação dos dados bem como manter a segurança, conhecer melhor sua própria ferramenta de trabalho, armazenar dados em nuvem como a melhor forma de acessá-los tanto em casa como no local de trabalho, e tratar os dados da melhor forma possível visando aspectos da LGPD.

 

Desafio – Por mais que os colaboradores estejam preparados e capacitados para começarem ou continuarem em seu trabalho parcialmente em Home Office, a forma de gerenciar seu tempo e produtividade pode ser um desafio de se adaptar, visto que poderiam precisar de programas não utilizados antes.

  • Solução – pesquise formas de facilitar o trabalho, procurando por aplicativos e softwares e testando sua eficácia para cada funcionário, para que organizem melhor os afazeres e facilite o processo ao máximo.

 

Desafio – O trabalho em casa pode gerar maior concentração em algumas pessoas, melhorando a produtividade, em contrapartida pode gerar mais ansiedade ou outras condições emocionais.

  • Solução – Sempre manter contato com a equipe como no primeiro item da nossa lista e se possível, motivando sua equipe de forma agradável e cuidadosa, mostrando disposição em solucionar seus pontos fracos e reconhecer seus pontos fortes. É importante lembrar: tirar um tempo para motivar sua equipe é como parar um carro para estacionar, parece não estar sendo produtivo no momento, mas é essa ação que fará com que ambos consigam continuar em frente!

O que a Lei diz sobre o Trabalho Hibrido

Devido ao tempo em que essa modalidade foi adquirida pelas empresas, ainda não há regras ou leis aplicáveis especificamente à trabalhos híbridos. O que a empresa deve se ater é sobre as leis que permanecem em vigor na Consolidação das Leis de Trabalho, ainda disponibilizando dos benefícios do trabalho presencial, levando em conta a parcialidade do mesmo, e também os benefícios e deveres do trabalho Home Office, redigindo contratos e acordos com os funcionários mencionando tal forma de trabalho e mantendo os benefícios e direitos.

Foi implementado também novas regras na Reforma trabalhista que facilitam a implantação da modalidade de trabalho remoto, ajustando normas sobre segurança do trabalho, benefícios e reembolso de despesas, jornada de trabalho e equipamentos e dispositivos a serem utilizados.

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