Como lidar com cliente insatisfeitos?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Assim como uma boa estratégia traz muitos benefícios, garantir uma qualidade no atendimento do cliente é muito benéfico. Uma certa pesquisa feita nos mostra que cerca de 61% das pessoas preferem um bom atendimento a preços baixos.

Entender isso é uma peça fundamental para o sucesso da sua empresa ou negócio. Mas como reverter a situação caso essa situação já exista? Veremos mais ao decorrer desse artigo.

Assuma a responsabilidade

Não é recomendável se colocar em uma posição defensiva, ainda mais se o erro está claramente direcionado a sua empresa. Ou seja, repense suas responsabilidades e assuma o que deve ser assumido. Esteja com uma coisa em mente, mesmo o prejuízo do cliente sendo grande, será muito pior se ele quiser comprometer a reputação do seu negócio. Assumindo a responsabilidade terá sempre o bom senso a seu alcance. Isso irá evitar prejuízos maiores e futuros.

Tenha uma política de comunicação

É de suma importância que toda a sua equipe que trabalha na parte de atendimento ao cliente esteja devidamente treinada para todas as situações. Isso ajudará a amenizar problemas que fiquem complicados demais.

Saiba ouvir

Escute o seu cliente, mas escute mesmo! Preste atenção e escute pacientemente ao que ele fala e depois faça um resumo daquilo que você escutou. Isso irá mostrar ao cliente que você está interessado em resolver aquele problema.

Quando amenizamos o clima, por escutar o cliente, você dá o primeiro passo para obter a confiança dele. Isso irá evitar passar uma sensação de que a empresa apenas quer levar vantagem.

Peça desculpas

Quando você pede desculpas, não significa que você admitiu o erro, mas que na verdade sente pelo que aquela situação virou. Entenda que o objetivo da empresa é solucionar o problema e não fazer o contrário. Feito isso, resolva o problema do cliente sempre demonstrando empatia com ele.

Apresente soluções

Após escutar o problema do cliente, concentre-se em resolver o problema dele da melhor maneira possível. Não apresente soluções fora do alcance dele. Tente criar um acordo para a melhor solução do problema.

Cumpra suas promessas

Após entrar em um acordo, priorize resolver o problema daquele cliente o mais rápido possível. Para isso crie metas e objetivos. Um cliente irritado é ruim para o seu negócio, ainda pior é deixar de resolver o problema. Procure deixar ele atualizado a respeito do que foi dito para resolver o problema.

Sobrou alguma dúvida? Entre em contato com o nosso suporte! Estaremos dispostos a resolver todas as suas dúvidas.

- Posts Relacionados -