Tão importante quanto ter uma boa estratégia de vendas é garantir qualidade no atendimento ao cliente. Pesquisa mostra que 61% dos consumidores preferem bom atendimento a preços baixos.

Ter a consciência disso é fundamental para o sucesso do seu negócio. Mas se a situação já existe, como podemos tomar medidas para everter a situação e recuperar o cliente visando negócios futuros?

Vejamos algumas dicas para lidar com clientes insatisfeitos.

cliente insatisfeitos

Assuma a responsabilidade

Não é adequado se colocar na defensiva, principalmente quando fica claro que o erro foi cometido pela sua empresa. Sendo assim, reflita sobre sua responsabilidade e assuma aquilo que precisa ser assumido. É importante ter em mente que, mesmo que o prejuizo do cliente seja grande, o da empresa será sempre maior caso ele queira comprometer a sua reputação.seja grande, o da empresa será sempre maior caso ele queira comprometer a sua reputação.
Ao assumir responsabilidades, você terá sempre o bom senso ao seu lado. Isso pode facilitar a solução do problema e evitar prejuízos maiores.

Tenha uma política de comunicação

É preciso que você e sua equipe de atendimento estejam devidamente treinados e preparados para lidar com situações e agir com jogo de cintura. Mesmo em casos extremos, você pode evitar que a situação piore.

Saiba ouvir

Uma boa estratégia nesse sentido é deixar ela falar, prestar atenção pacientemente e depois fazer um breve resumo daquilo que foi dito. Isso mostra que você está interessado e comprometido em resolver o problema.

Ao conseguir amenizar o clima, dando à pessoa a oportunidade de falar o que deseja, você dá o primeiro passo para se aproximar dela e se mostrar confiável e evitar passar a imagem que a sua empresa quer apenas levar vantagem sobre ele.

Peça desculpas

Pedir desculpas não significa que você admite que a sua empresa foi a responsável pelo erro, mas sim que você sente pela situação que foi criada.
Reconheça que a ideia da sua empresa era facilitar a vida do consumidor e não o contrário. Feito isso, passe a procurar soluções para resolver o problema em questão, sempre mantendo uma postura de empatia em relação àquela pessoa que está se queixando de algo.

Apresente soluções

Uma vez que o cliente falou o que queria, é hora de se concentrar naquilo que realmente importa, que é apresentar as soluções possíveis para o problema.
Tenha cuidado nesse momento. Não apresente soluções totalmente incompatíveis com os interesses do cliente. Da mesma forma, caso o consumidor proponha soluções muito distantes da sua realidade, tente uma negociação justa e vantajosa para ambos.

Cumpra suas promessas

Ao entrarem em um acordo, estabeleça como prioridade número 1 da sua empresa o cumprimento da promessa que foi feita. Trabalhe com prazos e em hipótese alguma deixe de cumprir com essa sua obrigação. Se deixar um cliente irritado é ruim para o seu negócio, pior ainda é prometer resolver a questão e deixá-lo ainda mais irritado ao não cumprir com sua palavra.
Procure também deixar o cliente atualizado a respeito daquilo que você está fazendo para resolver o problema.

Tayrone Mesquita
Tayrone Mesquita
Estamos sempre desenvolvendo matérias que ajuda o publico em geral.
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