Ninguém discute que ter tempo é uma das maiores dificuldades atualmente. Mas será que se trata apenas de ter tempo? Ou será que podemos dizer que, a maior dificuldade é o gerenciamento do tempo?

Estabelecer prioridades, delimitar o tempo e realizar uma tarefa de cada vez, nos ajuda a ter um aproveitamento melhor do tempo. Mas como fazer isso? Saiba como usar Tríade do Tempo como ferramenta de avaliação.

O método classifica os eventos em importantes, urgentes e circunstanciais, seguindo uma hierarquia de prioridade. Através de um teste, é possível apontar o percentual de tempo que você está dedicando para cada grupo de atividades.Se você quiser identificar como está gerenciando o seu tempo, faça o teste aqui.

Atividades Importantes

As tarefas importantes são as que trazem resultados a curto, médio e longo prazo. Tem prazo para a execução, mas nunca são urgentes. Quando você prioriza as atividades importantes, reduz a quantidade de atividades urgentes, que surgem geralmente quando você perde o prazo e deixa o tempo de execução se esgotar.

Atividades Urgentes

As atividades urgentes têm duas origens: ou foram recebidas em cima da hora, ou eram tarefas importantes que foram deixadas para depois e, por isso, tiveram o prazo de realização esgotado. São quase sempre realizadas sob pressão, gerando stress e comprometendo o desempenho da execução. As tarefas urgentes podem ser minimizadas se as tarefas importantes forem priorizadas.

Atividades Circunstanciais

Quando você procrastina, fica muito tempo nas redes sociais, passa muito tempo na cama ou sai de casa para se divertir todos os dias, está realizando atividades circunstanciais. Neste caso, podemos definir as atividades circunstanciais como não produtivas ou excessivas, aquelas onde não há resultados em médio e longo prazo. Para que as atividades circunstanciais não ocupem muito tempo, é importante que você reserve um tempo só para elas. Não dar prioridade a estes eventos não significa se privar da diversão e dos prazeres da vida, significa simplesmente que você está focado, que está dando um rumo ao seu tempo e não apenas vivendo como se não houvesse objetivos.

Checklist para o planejamento das tarefas diárias

O checklist é também uma importante ferramenta para otimizar o seu tempo de trabalho. Reserve horários, até mesmo, para as atividades circunstanciais, para que não atrapalhem a execução das outras.

Dica Importante: Realize as tarefas menos prazerosas ou difíceis primeiro. Assim, você não ficará alimentando uma impressão negativa e também não correrá o risco de dar o famoso “empurrão com a barriga”.

Determine metas

As metas são o que nos impulsionam a atingir nossos objetivos e, sem elas, é praticamente impossível cumprir algo. Mais importante do que saber o que se quer fazer, é saber aonde se quer chegar. As metas são os nossos destinos, que norteiam e indicam os caminhos para a execução de todas as atividades.

Encontre uma maneira leve de realizar suas tarefas

Você precisa encontrar prazer em quase todas as tarefas que desempenha no dia a dia. Caso faça tudo por pura obrigação, as situações irão se tornar gradativamente estressantes e, principalmente, desgastantes. As situações de desgaste se tornam insuportáveis em certo momento e podem acarretar no atraso das funções, caso você encare-as sempre como um “peso”.

Dica Importante: Praticar atividades físicas proporciona bem-estar e pode mudar completamente a sua disposição. Tire a prova!

 

Tayrone Mesquita
Tayrone Mesquita
Estamos sempre desenvolvendo matérias que ajuda o publico em geral.
Login
WhatsApp chat