Como gerenciar o seu tempo?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Não é de se discutir que ter tempo é uma dificuldade que a maioria das pessoas enfrentam atualmente. Mas será que o problema é apernas ter mais tempo? Ou o problema é a dificuldade de gerenciamento desse tempo?

Para termos mais produtividade precisamos delimitar o tempo, estabelecer prioridades e realizar as tarefas uma de cada vez. Como posso fazer isso? Saiba mais lendo esse artigo!

Como método usaremos o Tríade de tempo. Esse método classifica assuas tarefas como circunstanciais, importantes e urgentes seguindo uma hierarquia. Por meio de um teste, é possível analisar o tempo que você dedica para cada atividade. Caso queira saber como gerenciar o seu tempo, faça o teste aqui mesmo.

Atividades Importantes

Essas tarefas são aquelas que vemos os resultados a curto, médio e longo prazo. Quando priorizamos as atividades importantes, reduzimos a quantidade de atividades urgentes, que aparecem quando perdemos o prazo e deixamos o tempo de entrega se esgotar.

Atividades Urgentes

Já quando falamos de atividades urgentes podem ser originadas de duas coisas: foram recebidos em cima da hora, ou foram atividades importantes que foram deixadas de lado e tiveram o prazo esgotado. É comum serem feitas sob pressão, ocasionando stress e uma má produtividade. Atividades urgentes podem ser menos recebidas se os importantes forem feitos no prazo correto.

Atividades Circunstanciais

Atividades circunstanciais são aquelas tarefas que não trazem produtividades ou é feita em excesso. São aquelas que não trazem benefícios a curto, médio e longo prazo. Para prevenirmos isso, precisamos guardar um certo tempo para esses afazeres. Isso não quer dizer que estamos privando a nossa diversão, más que estamos focados em atividades produtivas.

Checklist para o planejamento das tarefas diárias

O checklist é um importante recurso para a otimização do tempo. Reserve os seus horários, inclusive para as atividades circunstanciais, para não atrapalhar a execução das outras. Uma dica é completar as tarefas mais difíceis e menos prazerosas primeiro.

Determine metas

Planejar metas irá impulsionar os seus trabalhos, ajudando a concluir seus objetivos de forma mais fácil. Se torna bem mais fácil quando sabemos onde queremos chegar. Ter metas nos da um norte, que nos ajuda a achar um caminho para a execução.

Encontre uma maneira leve de realizar suas tarefas

Encontre o prazer em fazer as suas tarefas! Caso acabe fazendo somente por obrigação as tarefas se tornaram muito mais estressantes. Em alguns casos podem acarretar um atraso nas suas tarefas, caso encare como um peso. Uma dica é praticar atividades físicas, elas ajudam você a ter mais disposição.

Restou alguma dúvida? Entre em contato com o nosso suporte! Estaremos dispostos a resolver as suas dúvidas.

- Posts Relacionados -