O Jovem Aprendiz ou Menor Aprendiz é uma lei do Brasil que foi aprovada em 2000 que tem como objetivo incentivar os adolescentes a entrar no mercado de trabalho logo cedo.
Quais são os direitos e benefícios que o jovem aprendiz pode possui? Neste tópico iremos analisar quais são.

Quais são os benefícios?

– Férias que coincidem com as férias escolares;
– Vale transporte;
-Vale alimentação;
-Fundo de garantia (FGTS);
-13° Salário;

Requisitos

Caso o jovem já tenha concluído o ensino fundamental ou médio ele deverá cumprir 8 horas de trabalho. Se ainda estiver estudando, trabalhará apenas 6 horas por dia. Além do mais o Jovem precisa ter entre 14 a 24 anos de idade.

Salário de um Jovem Aprendiz

Afinal, quanto ganha um Jovem Aprendiz? O Jovem ao ingressar em um trabalho a primeira pergunta é ‘’ quanto eu vou ganhar?’’. Bom o salario certo é de acordo com cada empresa, mais a media é meio salario mínimo (R$520,00). Além do dinheiro o Jovem aprendiz irá adquirir experiências ao entrar no mercado de trabalho.

Para empresas

Para o empresário a contratação do jovem aprendiz não irá interferir muito na economia da empresa, pois o percentual do FGTS é somente 2,0% no mês.

O empresário que adere a esse programa possuem muitos benefícios tributários e fiscais, como por exemplo, a isenção de multa de rescisão, isenção de acréscimo na contribuição para a Previdência e dispensa do aviso prévio remunerado.

Duvidas? Pergunte nos comentários ou pelas nossas redes sociais.

LOGIN
WhatsApp chat