Como escolher o melhor controle de ponto para a sua empresa?

Cada vez mais, as empresas vem flexibilizando seus horários de trabalho. Controlar o ponto se torna um desafio que exige atenção por parte dos gestores de RH. Como cada negócio tem a própria rotina, uma quantidade específica de setores e número colaboradores variável, conhecer as diferentes soluções de controle de ponto existentes no mercado é importante para otimizar o processo de registro dos horários de entrada e saída dos colaboradores, bem como evitar erros que resultem em dor de cabeça.

Neste post preparamos os principais tipos de controle de ponto. Confira!

Livro de ponto

Este talvez seja o recurso mais barato para o registro do ponto e pode ser bem aproveitado quando a empresa é de pequeno porte. No entanto, por ser preenchido e conferido à mão, é possível que falhas humanas ocorram com frequência, e rasuras ou modificações podem prejudicar a contagem das horas trabalhadas, gerando uma tremenda dor de cabeça.

Relógio cartográfico

Este é um equipamento bem conhecido das empresas. Utiliza partes mecânicas e eletrônicas que registram a entrada e saída dos colaboradores por meio de cartões que normalmente ficam junto do aparelho. Seu horário é predefinido e impede falsificações. Porém, o colaborador precisa ter uma responsabilidade muito grande e até contar com um pouco de sorte, já que o menor imprevisto fará com que conste um atraso e ele seja penalizado.

Crachá com chip ou código de barras

Este tipo de controle de ponto é muito eficiente, basta associá-lo a um ponto eletrônico ou mesmo às catracas da portaria. Ali ficam contidas todas as informações da pessoa, o que garante o controle eficaz. O que pode torná-lo custoso é o desgaste natural do crachá, que pode prejudicar os mecanismos ou a perda do mesmo.

Biometria ou impressão digital

Entre os relógios de ponto, é certo afirmar que este é o equipamento mais moderno, já que impossibilita as chances de fraude. Como a tecnologia barateou com o tempo, hoje pode ser utilizada até por empresas de pequeno porte.A principal dificuldade está no controle dos trabalhadores horistas, a menos que consigam acessar o leitor no momento que começam e terminam suas funções.

Ponto online

O ponto online está entre os tipos de controle de ponto mais seguros e modernos, além de fácil de usar. O próprio colaborador faz suas marcações diárias utilizando os dispositivos digitais que estiverem ao seu alcance, como smartphones, tablets ou o próprio computador. Como o sistema é automatizado, as chances de ocorrerem erros no registro das horas trabalhadas, horas faltantes, horas extras e ausências é muito menor. E para evitar que o colaborador se esqueça de fazer o registro, bem como se a jornada de trabalho estiver incompleta, ele recebe notificações.

Como você pôde perceber, escolher entre os tipos de controle de ponto que mais se adequam à sua empresa depende de uma análise especializada. Por esse motivo, a Ponto Online Tecnologia oferece algumas das melhores soluções do mercado, com excelente custo-benefício, além de prestar consultoria personalizada. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossos produtos e serviços!

Tayrone Mesquita
Tayrone Mesquita
Estamos sempre desenvolvendo matérias que ajuda o publico em geral.
Login
WhatsApp chat