Como escolher o melhor controle de ponto para a sua empresa?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Um desafio que exige bastante atenção dos gestores de RH é o controle de ponto. Como cada empresa possui uma própria rotina, variáveis setores e o número de colaboradores, conhecer as soluções de controle de ponto no mercado é importante para a otimização do processo de registro dos horários de entrada e saída dos funcionários. E até mesmo evitar muitos erros que ocasionam em dor de cabeça.

Por isso separamos nesse artigo os principais tipos de controle de ponto. Análise qual se encaixa melhor na sua empresa!

Livro de ponto

Quando a empresa é de porte pequeno o Livro de ponto é um ótimo recurso para o registro de ponto, visto que ele é bastante barato. Mas, por ser um recurso que deve ser preenchido e conferido a mão, é comum que falhas humanas apareçam com frequência, além de rasuras ou modificações que podem prejudicar horas trabalhadas, gerando uma grande dor de cabeça.

Relógio cartográfico

Esse equipamento é bastante conhecido pelas empresas. É utilizado partes eletrônicas e mecânicas que fazem o registro da entrada e saída através de cartões que ficam normalmente junto ao aparelho. É um recurso que impede falsificações pois o seu horário é predefinido. Mas, é importante se orientar que o colaborador precisa ter uma responsabilidade grande, porque o menor dos imprevistos fará com que conste um atraso, ocorrendo assim uma penalização.

Crachá com chip ou código de barras

Esse recurso é bastante eficiente, pois é necessário apenas associá-lo a um ponto eletrônico ou as catracas da portaria. Ali contém todas as informações do colaborador, garantindo assim um controle eficaz. O único problema é o desgaste natural do crachá, prejudicando o mecanismo ou a perda.

Biometria ou impressão digital

Esse é o equipamento mais moderno, impossibilitando as chances de fraudes. Como houve ajustes no valor da tecnologia, hoje é comum ser utilizado até por empresas de pequeno porte. A dificuldade principal é o controle dos trabalhadores horistas.

Ponto online

Se você quer optar por um controle de ponto mais seguro e moderno, invista em Ponto Online. O próprio funcionário fazer as marcações diárias através dos dispositivos digitais que estão ao seu alcance, como tablets, computadores e até mesmo o seu próprio smartphone. Por contar com um sistema automatizado é muito menor o risco de ocorrem erros nas horas faltantes, no registro de horas trabalhadas, ausências e horas extras. E para evitar que o funcionário esqueça de bater o ponto, ou a jornada de trabalho esteja incompleta, ele recebe uma notificação.

Como você pôde perceber, escolher entre os tipos de controle de ponto que mais se adequam à sua empresa depende de uma análise especializada. Por esse motivo, a Ponto Online Tecnologia oferece algumas das melhores soluções do mercado, com excelente custo-benefício, além de prestar consultoria personalizada. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossos produtos e serviços!

Restou alguma dúvida ou sugestão? Utilize do campo de comentários ou entre em contato com o nosso suporte! Estaremos dispostos a resolver todas as suas dúvidas.

- Posts Relacionados -